or Dentro da Cabana do Construtor #02
Explore as novidades e polêmicas discutidas na Cabana do Construtor #02

A série “Por Dentro da Cabana do Construtor” está de volta com um novo episódio cheio de atualizações e debates polêmicos! Desta vez, temos a participação de Ferri, David (Gerente de Produto do Clash), e outros membros importantes da equipe de desenvolvimento do Clash of Clans. Entre os tópicos discutidos, destacam-se a polêmica envolvendo o Bilhete Dourado, valor da Paisagem Lendária e muito mais.

Vamos conferir os detalhes mais interessantes deste episódio!

 

Por Dentro da Cabana do Construtor

Lembrando que o objetivo dessa série de vídeos é esclarecer algumas coisas, visto que tiveram problemas relacionados à comunicação recentemente, não comentando sobre muita coisa que aconteceu desde dezembro. Por isso agora temos essa série. A equipe está buscando melhorar a comunicação, trazendo mais transparência e esse é o primeiro passo. O plano é continuar fazendo cada vez mais.

E aqui você acompanha um resumo detalhado de tudo o que foi discutido nesse vídeo, visto que não tem legendas traduzidas para português (apenas automáticas). Vamos lá!

 

A Polêmica do Bilhete Dourado

Se você é um jogador atento as Notícias de Clash of Clans, já deve ter ouvido falar da recente controvérsia em torno do Bilhete Dourado. A mudança de última hora que retirou a skin como recompensa do Bilhete gerou grande insatisfação na comunidade, no começo desse mês. Em vez da skin, o item oferecido foi o Dado da Decisão, um simples item decorativo.

A equipe rapidamente se deu conta de que a decisão não foi bem recebida pelos jogadores, e David explicou a razão por trás dessa escolha, além de falar sobre o retorno da skin ao bilhete pago.

David, da equipe do clash, começou a resposta dando um passo para trás, iterando que o time tem sempre as melhores intenções em mente para os jogadores, visto que querem que Clash dure 20, 30, 40 anos a mais e seja lembrado para sempre. Reforçou ainda que a monetização não é a coisa mais importante, mas claro que isso permite que eles façam mais coisas legais no jogo para mais jogadores e incentivando eles a voltar no próximo ano, próximo mês, próxima semana, e também permite fazer com que mais jogadores em todo o mundo conheçam Clash.

Reforçou ainda que a ideia original era focar em recompensas que agradassem a todos os jogadores, independentemente do nível de CV, e acreditavam que a skin não era o principal fator para a compra do Bilhete Dourado. No entanto, após ouvir o feedback da comunidade, eles perceberam que a skin era, sim, uma parte importante para muitos.

Logo percebemos que, na verdade, parecia que as skins eram uma razão importante pela qual você comprava o Bilhete Dourado, e assim que percebemos que esse era o caminho, não estávamos mais trabalhando no melhor interesse dos jogadores. Assim que descobrimos isso, dissemos: ok, precisamos reverter isso, e fizemos. Queria deixar claro, porém, que a falha não estava na iniciativa de fazer isso. A falha estava em como executamos isso, especificamente porque sabíamos que isso seria algo controverso de se fazer. Deveríamos ter deixado os jogadores saberem bem antes para iniciar o diálogo, e é aí que está a falha. E é isso pelo que pedimos desculpas, e isso é algo que faremos melhor no futuro.

– David, Gerente de Produto do Clash

 

Armazenamento de Decorações

Outro tópico quente discutido foi o problema do armazenamento de decorações. Muitos jogadores estão com suas vilas lotadas de itens decorativos e sem espaço para organizá-los. David comentou que a equipe está estudando soluções, como a criação de um santuário para armazenar decorações, mas não faz muito sentido, visto que itens colecionáveis são visados para serem expostos. O objetivo final é melhorar o gerenciamento do inventário dos jogadores.

Então, a solução não é super óbvia. Acho que se realmente pensarmos sobre qual é o problema, os jogadores não é que não tenham espaço na Vila Principal para colocar suas decorações; é que eles não têm onde colocar suas decorações. Eles não têm nem mesmo um lugar em sua gestão de inventário para ter as decorações em uma boa ordem, então talvez isso seja uma solução e talvez seja algo que pensamos em avançar.

Novamente, ainda não temos uma solução, mas estamos definitivamente pensando nisso, porque reconhecemos que este é um problema para os jogadores no momento.

 

Mais mudanças controversas no Bilhete Dourado no futuro?!

Relacionado ao Bilhete Dourado no futuro, se acharmos que algo pode ser do interesse dos jogadores, mesmo que seja controverso, provavelmente faremos, mas de maneira diferente: com certeza, comunicaríamos isso aos jogadores muito mais cedo para obter feedback.

Dito isso, atualmente, não há nada planejado desse tipo. Na verdade, qualquer coisa que tenhamos planejado para o Bilhete Dourado está mais voltada para o lado positivo.

Estamos pensando em personalizá-lo mais, dependendo do nível de CV e de como o jogador interage no jogo, o que deve ser algo positivo para os jogadores em termos de Bilhete Dourado.

 

Valor da Paisagem Lendária

A mais recente adição cosmética do jogo é a Paisagem Lendária, que chamou a atenção dos jogadores pelo seu visual majestoso, mas também pelo preço elevado de R$ 184,90. A equipe justificou esse valor explicando que Clash está cada vez mais focado em cosméticos como forma de monetização justa, sem afetar o balanceamento do jogo para jogadores free-to-play.

Em termos de frequência, a equipe planeja lançar esse tipo de paisagem lendária três ou quatro vezes ao ano, mantendo-a exclusiva. Nos meses em que não lançarem paisagens lendárias, continuarão vendendo as paisagens regulares, sem que uma substitua a outra.

 

Nova raridade de Skins

Sobre skins, já foi discutida a possibilidade de criar um nível superior de skins, talvez algo como skins míticas, mas até mesmo os desenvolvedores ainda estão esperando pra ver como isso vai se desenvolver. Eles tem outros planos para cosméticos que podem vir antes disso, mas estão abertos à ideia de um novo nível mais alto para skins no futuro.

 

Emotes no Clash of Clans

Uma das novidades mais interessantes reveladas foi a possível introdução de emotes no Clash of Clans! A ideia é permitir que os jogadores se expressem durante ataques e defesas, trazendo uma nova camada de interação social ao jogo.

E isso é algo que a equipe do Clash está considerando como o próximo passo para os cosméticos. O benefício dos emotes é que eles podem oferecê-los em abundância e eles são ótimos do ponto de vista social, sendo uma forma de os jogadores se expressarem e se comunicarem com os outros. A equipe está bastante animada com isso. Ainda estão discutindo e planejando, mas isso pode ser o próximo passo para os cosméticos.

 

Evento Caça ao Tesouro

O Evento Caça ao Tesouro surge como uma inovação no universo de Clash of Clans, trazendo uma experiência diferenciada que visa quebrar a previsibilidade típica do jogo. Tradicionalmente conhecido por suas recompensas deterministas, o jogo pode, com o tempo, se tornar rotineiro. Com a introdução de uma mecânica de adivinhação sobre a localização do baú, espera-se que os jogadores sintam uma nova dose de emoção, tornando a jogabilidade mais dinâmica e divertida.

Importante destacar que essa aleatoriedade não altera a essência do Clash of Clans. O evento foi projetado para ser temporário, testando novas formas de engajamento sem comprometer as recompensas que os jogadores já valorizam. A Supercell busca oferecer novas camadas de diversão, mantendo a transparência e a justiça que caracterizam o jogo, assegurando que as mudanças não venham a prejudicar a experiência dos usuários.

Por fim, a introdução desse tipo de recompensa gerou discussões sobre sua possível associação com loot boxes e preocupações sobre monetização futura. Contudo, a Supercell deixou claro que o foco do evento é a diversão e o engajamento, sem a intenção de vender essas recompensas. Essa abordagem demonstra o compromisso da desenvolvedora em manter o Clash of Clans relevante e divertido, ouvindo o feedback dos jogadores e continuando a evoluir sem comprometer a integridade do jogo.

 

Novo Recurso Social Empolgante vindo aí…

Quando se trata de eventos, a equipe visa criar algo para os jogadores comentarem. Os grandes momentos no jogo são quando lançam atualizações do novo centro de vila, mas o que acontece entre essas atualizações? Com os eventos, querem criar momentos realmente empolgantes para os jogadores nesse meio tempo.

A equipe quer criar momentos mais sociais, que sejam realmente divertidos, variados e inovadores. Eles tem alguns planos, então, esperamos que até o final deste ano tenhamos algo bem especial e único que poderá vir. No ano que vem, o foco principal do desenvolvimento será criar esse novo tipo de evento social. A última vez que a Vila Principal teve um novo evento social foi com os Jogos do Clã, e talvez no próximo ano venha algo novo.

 

Planos futuros para os equipamentos

Os desenvolvedores estão constantemente buscando maneiras de aprimorar a experiência de jogo, e a introdução de novos equipamentos é uma parte fundamental dessa estratégia. A equipe reconhece que os jogadores esperam novidades que não apenas ampliem suas opções, mas também desafiem suas habilidades. Por isso, estão trabalhando em um conjunto de equipamentos que prometem agregar valor tático às batalhas.

O foco será no equilíbrio: cada novo item será projetado para ser forte, mas sem quebrar a dinâmica do jogo. Isso significa que, embora esses equipamentos possam oferecer vantagens, os jogadores precisarão de habilidades estratégicas para utilizá-los efetivamente. A equipe está testando diferentes combinações e mecânicas, buscando garantir que cada equipamento tenha seu lugar, sem que nenhum deles se torne um “deus ex machina” que possa desequilibrar o cenário competitivo.

Além disso, os desenvolvedores estão abertos ao feedback da comunidade, o que significa que as sugestões dos jogadores poderão influenciar diretamente as características e a funcionalidade desses novos itens. Com a base de jogadores cada vez mais envolvida, as expectativas são altas para que esses equipamentos sejam não apenas úteis, mas também divertidos de se usar.

 

Sobre os Lanches Mágicos

Petri, um dos membros da equipe, mencionou que a intenção por trás dos Lanches Mágicos é oferecer aos jogadores uma nova forma de se sentirem poderosos e únicos durante as suas batalhas. Ao usar esses lanches, os jogadores podem desbloquear habilidades temporárias que podem mudar o rumo de um ataque ou defesa.

Esses lanches têm diferentes efeitos, como aumentar a velocidade dos tropas, oferecer curas instantâneas ou até mesmo melhorar a precisão dos ataques. A ideia é incentivar a experimentação, permitindo que os jogadores descubram qual combinação de lanches funciona melhor em suas estratégias. Isso não só adiciona um elemento de personalização ao jogo, mas também faz com que os jogadores pensem de maneira criativa e adaptem suas táticas com base nas lutas que enfrentam.

Entretanto, a equipe está ciente de que, ao adicionar novas mecânicas como os Lanches Mágicos, é fundamental manter o equilíbrio. Por isso, eles estão monitorando cuidadosamente a utilização e o impacto desses itens em batalha. O feedback da comunidade será essencial para ajustar quaisquer desequilíbrios que possam surgir e garantir que os Lanches Mágicos enriqueçam a experiência do jogador, sem que se tornem um fator decisivo que desvirtue a jogabilidade.


Fique atento às novidades e atualizações aqui no Clash of Clans Dicas!

Comentários via Facebook
- Apoie ClashDicas na Loja -
Promoções Supercell Store de Clash of Clans Comprar Gemas e Bilhete Dourado
Código de Apoiador no Clash of Clans - ClashDicas
Código de Apoiador no Clash of Clans - ClashDicas
Código de Apoiador no Clash of Clans  - ClashDicas